domingo, 25 de maio de 2014

LIO DE SOUZA, CANTOR E COMPOSITOR LANÇA O “CD - A OUTRA FACE”...


                                                          Fotomontagem: Lailton Araújo


Por Lailton Araújo


“LIO DE SOUZA”, nascido em 1961 na região conhecida como “Sertão do Pajeú”, município de Carnaíba - Pernambuco - Brasil, é cantor, compositor, violonista e violeiro dos bons. Ainda jovem enveredou nos caminhos da arte, tendo migrado para a Região Sudeste do país, tal qual diversos sertanejos na época.

Em São Paulo (capital do Estado de São Paulo), estudou violão popular. Nos anos 1990 tocou na noite paulistana, participando de importantes festivais de musica. Retornando à cidade natal, fundou com alguns amigos, o grupo “Peleja, Mas Não Cai”, influenciando vários grupos musicais da cidade, e outros das localidades vizinhas.

Com três CDs gravados em anos anteriores e vários livros editados, “LIO DE SOUZA” lança em 2014, o “CD - A OUTRA FACE”, mostrando que já é um intérprete experiente. Quem ouvir o citado álbum fonográfico, perceberá influências mouras, nas harmonias, melodias e formas de cantar o “Sertão e seus costumes”. O “cantador nordestino e a viola”, tão marcantes nas músicas rurais do Nordeste brasileiro, mantêm-se presentes nas belas interpretações de “Lio” - forma carinhosa que os habitantes de Carnaíba o chamam.

“A OUTRA FACE” é um “CD” moderno, trazendo “bases de pianos” na maioria das estruturas das faixas musicais. Surpreenderá alguns ouvintes pelo “não comum” ou a falta de “pasteurização", contidos na atual música tocada pela mídia. Os ouvidos daqueles que adquirirem este belo trabalho - que eu indico para qualquer discoteca de bom gosto - agradecerão pela opção de poder ouvir o “diferente e artístico”.

“LIO DE SOUZA” é a voz parecida com o som da tempestade e que anuncia a chuva, e ela não vem. Pode ser também o ator que interpreta as letras das músicas, que falam da vida nordestina, ou ainda, o tenor dos confins sertanejos do “Rio Pajeú”, que poderá até vestir o “gibão do vaqueiro”, mas hoje veste com certeza, o terno de um “cantor de ópera”: “A Ópera do Nordeste do Brasil.”



a) FAIXAS MUSICAIS: “CD - A OUTRA FACE”

01. A ÚLTIMA VIAGEM
(Lio de Souza / Lailton Araújo)

02. VELHO GADO
(Lio de Souza)

03. DESEJOS DE POETAS
(Lio de Souza)

04. FEITO AVE DE ARRIBAÇÃO
(Lio de Souza)

05. UMA CANÇÃO BRASILEIRA
(Lio de Souza)

06. APELO AO VELHO CHICO
(Lio de Souza)

07. UMA CANTIGA PRA ELA
(Lio de Souza)

08. OUTROS BANDOS
(Lio de Souza)

09. BRIGA DE ADAGA
(Lio de Souza / Marco Araújo)

10. NATUREZA
(Lio de Souza / Sônia Machado)

11. MERCADORES SEM VIDAS
(Lio de Souza)

12. CABOCLA NORDESTINA
(Lio de Souza)


b) FICHA TÉCNICA

LIO DE SOUZA
“CD - A OUTRA FACE”
CÓD. AMZ000902 - ANO 2014
SELO - INDEPENDENTE


c) CONTATOS

LIO DE SOUZA
Tel. (87) 9149-5346 


d) LINKS NA INTERNET - CLIQUE ABAIXO





Nenhum comentário:

Postar um comentário